Concerns for the situation of Quilombola defenders in Brazil

This is a tabbed section of 2 tabs with each tab content area containing the same text but translated to a different language

Preocupações com a Situação dos Defensores Quilombolas no Brasil

No início deste mês, participei de um evento com pessoas defensores dos direitos humanos de comunidades Quilombolas na Amazônia brasileira, organizado pelo Instituto de Justiça de Transição da Universidade de Ulster.

Os palestrantes falaram sobre a tensão sob a qual as comunidades Quilombolas vivem, e os riscos para aqueles que estão na vanguarda dos esforços para defender seus direitos diante da grilagem de terras e de um modelo predatório de desenvolvimento.

Uma das defensoras que participou do evento, uma líder quilombola, falou sobre o impacto do deslocamento forçado nos direitos de sua comunidade e pediu que as autoridades nacionais e locais priorizem a resolução justa dos conflitos fundiários na região.

Ela falou sobre o risco de retaliação que enfrenta de partes privadas que buscam tomar e lucrar com as terras tradicionais da comunidade e o completo fracasso da polícia em apoiar a comunidade. As coisas chegaram ao ponto, ela nos contou, de não poder andar pela rua sozinha por medo de ser atacada e ter dificuldade em dormir à noite devido ao estresse da situação. Mentalmente, ela disse, ela estava no fim da linha.

Defensores Quilombolas que buscam a titulação coletiva das terras tradicionais de suas comunidades, conforme previsto na Constituição brasileira, enfrentam rotineiramente ameaças e ataques de agricultores de grande escala e atores corporativos. Em 2021, escrevi ao governo brasileiro sobre a criminalização de pessoas defensoras na comunidade Quilombola de Santa Rosa dos Pretos, no Estado do Maranhão. Os direitos dessas comunidades poderiam ser protegidos. O que falta é vontade política. As autoridades brasileiras devem trabalhar com as comunidades para apoiar a defesa coletiva de seus direitos e abordar as questões de acesso à terra, desenvolvimento insustentável e discriminação histórica na base dos ataques contra elas.

Actions

Submit Information

Submit confidential information on a HRD at risk

Communications and Press Releases

How do communications and press releases work?

Contact Mary

Request a meeting with Mary or her team